terça-feira, 18 de janeiro de 2011

APOLOGIA AO SISTEMA CINÓFERO EM DESTERRO

Digo com toda a autoridade da ciência que um sistema cinófero, se instalado em Desterro, é capaz de solucionar, de imediato, dois grandes problemas desta ilha, e depois destes, outros tantos que a estes se unem. Esta apologia ao sistema cinófero é um clamor para a sua implantação por parte dos políticos desta cidade, tendo em vista ser solução factível e de baixíssimo ônus aos cofres públicos e privados. No que diz respeito ao transporte coletivo na ilha, o preço da passagem tem o foco da discussão dos cidadãos. Esta que é uma das tarifas mais caras do Brasil, comprometendo boa parte da renda das famílias que tem no transporte coletivo, por vezes, o único meio de se deslocar na cidade. Por outro lado, o empresário que explora o transporte coletivo culpa o preço do combustível pelo alto preço da passagem. 
Ora, um sistema cinófero é, sem qualquer dúvida, uma solução excelente, tendo em vista que não faz uso de combustível convencional, fazendo, por conseguinte, com que o preço da passagem forçosamente caia em percentual considerável. Em contrapartida, o sistema cinófero tem ainda a vantagem de solucionar o problema da grande quantidade de cães abandonados às ruas. São muitas as matilhas sedentas que vagueiam pelos bairros apavorando os transeuntes desprevenidos. Além do que, cenas de cópula entre cães têm acontecido em qualquer lugar e a qualquer hora, constrangendo severamente cidadãos de ambos os gêneros. 
Veja o leitor que por esses dias eu caminhava pela rua do cemitério da Lagoa da Conceição enquanto se realizava ali um velório. Boa parte dos presentes, além de tristes pela perda de um ente, foram levados a testemunhar o coito entre dois cães, estes totalmente indiferentes ao drama humano, em frente à porta da capela em que se realizava a cerimônia fúnebre. Um sistema cinófero tem a vantagem de tirar estes cães da vadiagem nas ruas e dá-los uso nobre. Por conta da solução do problema do preço do transporte coletivo e o excesso de cães de rua na cidade outros problemas - como o fim do ruído e da poluição dos ônibus, a diminuição de ataques por cães e a redução considerável de fezes caninas nas ruas - serão solucionados em seguida.
       Ao leitor que ignora o que seja um sistema cinófero, esclareço que se trata da invenção profética de um brasileiro de renome. Este visionário imaginou um sistema de transportes onde vagões seriam puxados por cães. Daí o nome se constituir dos morfemas cino (cão), e fero (ferro, vagão). Eu apenas adaptei a ideia, retirando-a do contexto histórico do vagão e atualizando-a ao contexto no ônibus. Mas quantos cães são necessários para puxar um ônibus? Cinqüenta talvez. Cem, dirão tantos. Que seja, temos aos milhares vadiando pelas ruas. Eis como um sistema cinófero é eficiente! Espero apenas que os políticos e a sociedade olhem com interesse para uma solução tão benéfica e inteligente como esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário